quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ser saudável #3 - Perde essa barriguinha

No que diz respeito ao peso não existem garantias e uma parte genética tem uma grande responsabilidade no assunto, mas nós também podemos fazer algo para tirar aquele pneuzinho que tanto detestamos, e sem mais desculpas. Os pequenos gestos no dia-a-dia contribuem para mudar a forma física e fazem-nos sentir melhor e mais saudáveis. Aqui ficam umas pequenas dicas.


Nunca saltes o pequeno-almoço
Antes do teu corpo poder funcionar da forma correcta, ele precisa de combustível. Ao comer durante os 90 minutos que se seguem ao despertar, o teu corpo consegue iniciar o seu metabolismo, de forma a fazê-lo funcionar de forma saudável. O pequeno-almoço tem assim um papel primordial para fornecer energia ao corpo, motivo pelo qual não se deve saltar esta refeição e torna-la numa das mais importantes do seu dia.


Come regularmente
Comer pequenas refeições a cada 3 ou 4 horas, ajuda a manter o metabolismo a funcionar a um ritmo constante. Se comeres pequenas refeições ligeiras várias vezes ao dia, evitas a que na hora das refeições principais tenhas tanta fome e para compensar tudo o que não comeste antes, ingeres o dobro daquilo que devias. Não só conseguirás queimar essas calorias de forma mais rápida em vez de as armazenar, como também habituarás o teu organismo a não armazenar mais do que aquilo que devia, transformando as calorias que sobram, em depósitos de gordura.

Consume mais alimentos ricos em fibra
Alimentos ricos em fibra permitem que o organismo trabalhe melhor, processe melhor os alimentos e ter os intestinos a funcionar correctamente. Adiciona alimentos ricos em fibra àtua dieta, como pão integral, arroz integral, feijões, lentilhas ou cereais, que não só saciam a fome, controlando o apetite, como também permitem ajudar na sensação de inchaço que muitas vezes se instala na barriga e que, normalmente, detestamos.

Reduz a ingestão de açúcares simples
Os açúcares simples contribuem para o ganho de gordura corporal porque são geralmente ricos em calorias. Ao evitares alimentos como refrigerantes, gelados, bolos, bolachas e chocolate, podes cortar muitas calorias desnecessárias. Frutas frescas, frutas secas, iogurte líquidos ou gelatinas podem saciar o seu desejo por doces e açúcar, ajudando na dieta.

Come gorduras saudáveis
Gorduras saudáveis, como as que se encontram no azeite, nas nozes, no abacate ou no salmão são uma opção saudável na hora da refeição. Evita os fritos e os alimentos processados e dá preferência aos naturais para ajudar a manter o peso.

Previne-te quando comeres fora
Se tiveres de comer fora com frequência faz escolhas inteligentes. Planeia a tua refeição antes de sair de casa, opta por grelhados, acompanhados por saladas e legumes, e evita os molhos e os fritos. Um truque para te sentires imediatamente mais saciada: come sempre sopa como primeiro prato.


Gostaram destas dicas?

Sem comentários:

Enviar um comentário